Entenda por que se enfatiza tanto os juros compostos nos investimentos e como isso pode ser utilizado para identificar fraudes.
Muitas pessoas subestimam o poder dos juros compostos... Chega a ser impressionante. O conceito de exponencialidade não é muito claro para as pessoas.
Por exemplo, um rendimento de 10% ao ano pode parecer pouco, inicialmente. Leva pouco mais de 7 anos para dobrar o valor. Há quem reconheça que isso é bom. Mas há quem considere muito pouco e que leva tempo demais para dar resultados e, portanto, não vale a pena. Mas veja... Suponha que você invista $1.000 (um único aporte inicial, uma única vez, apenas), e consiga rentabilizar a 10% ao ano. Em 10 anos, esses $1.000 se tornarão mais de $2.500. Aí o camarada pensa: "Legal! Mas poxa, 10 anos é muito tempo... Posso usar muito melhor esse dinheiro hoje mesmo." Mas vamos estender um pouco mais... Em 20 anos, aqueles $1.000 se tornariam ~$6.700. Em 50 anos, ~$117.000. Realmente, é um tempo danado para se esperar. Concordo. Mas o ponto aqui é entender a exponencialidade. Se pudesse deixar aqueles $1.000 por 80 anos investido, eles se tornariam mais de $2 milhões! Essa é a "bola de neve".
Considerando 10% ao ano de retorno,
Em 20 anos, multiplica-se o capital inicial por 6,7;
Em 40 anos, multiplica-se por 45;
Em 50 anos, multiplica-se por 117;
Em 60 anos, por 304;
Em 80 anos, por 2.048.
Isso é exponencialidade. Pense que no exemplo citado foram apenas $1.000. Você poderia tornar $50.000 em quase $6Mi em 50 anos. Isso desconsiderando completamente novos aportes!
Esse foi apenas um exercício pra ajudar a entender a exponencialidade. Mas não entender isso pode custar caro - para suas finanças, para seu futuro, para sua família, para seus filhos, sua descendência.
Aliado ao exemplo que vimos, podemos incluir a significância de cada ponto percentual (até mesmo uma fração dele) em uma taxa de juros compostos. Adicionando ou subtraindo apenas UM ponto percentual àqueles 10% ao ano, repare na mudança dos resultados:
Considerando 11% ao ano:
Em 50 anos, multiplicamos o capital inicial por 184 (contra os 117 dos 10% aa);
Em 80 anos, teríamos mais que o DOBRO de quem rentabilizou 10% aa.
Isso adicionando SOMENTE 1%!
Considerando 9% aa:
Em 50 anos multiplicamos o capital inicial por "apenas" 74.
A uma rentabilidade "warrenbuffettiana" (em torno de 20% ao ano) conseguiríamos multiplicar um capital inicial em 9.100 vezes em 50 anos! A diferença é absolutamente brutal. É isso que uma boa rentabilidade combinado à exponencialidade faz com o dinheiro.
Compreender a exponencialidade, tanto o auxiliará a lidar com suas finanças e investimentos, quanto o protegerá de golpes financeiros que são extremamente atrativos: PIRÂMIDES FINANCEIRAS. Como assim? As altas rentabilidades atraem o indivíduo ganancioso e que se acha muito esperto. Porém, não é esperto suficiente pra fazer as contas. Mas SEMPRE faça as contas! Em um dos casos que calculei (prometiam 7% ao MÊS), seria possível ter mais que o PIB MUNDIAL em alguns anos! Crível? Não! INcrível mesmo. 😂 Ainda assim, tem muita gente que cai nessas fraudes. (Ou não fazem os cálculos, ou são ingênuos, ou se acham espertos demais).
A conclusão que eu tiro disso é a seguinte: as pessoas não têm noção de exponencialidade - não entendem o efeito dela. E no caso de juros compostos, a exponencialidade acontece no tempo. Quando se diz que investimentos trabalham com juros compostos, as pessoas não entendem o que está intrínseco nisso.
Sempre que se deparar com taxas de juros compostos, seja o que for - investimentos, taxas de administração, financiamentos, empréstimos, parcelamentos, multas, etc - FIQUE ATENTO, e FAÇA OS CÁLCULOS! SEMPRE! Lembre-se: cada pequena mudança é significativa. Especialmente no longo prazo.
Portanto, estenda o prazo nas simulações. Veja quais os custos ou rendimentos no longo prazo. Você pode tanto estar fazendo um bom negócio, quanto estar caindo numa cilada ou fazendo um mal negócio. Aí, cabe a você qualificar a viabilidade da coisa. Se necessário, faça uma comparações com outros negócios ou investimentos. Está com dúvida se um investimento é fraudulento? Busque a autencidade nos órgãos reguladores. O mercado em que vai investir não é regulado (como FOREX e Criptos)? Então olhe para a história. Quais foram os rendimentos dos melhores investidores? Por acaso esse investimento só dava resultados positivos? Ou também passou por baixas? TODO investimento possui seu respectivo risco. Nos casos de investimentos em renda VARIÁVEL, eles passarão obrigatoriamente por momentos de baixa (pois senão, seriam investimentos de renda FIXA). Se vir aquele investimento em renda variável que rende saldos positivos altíssimos e constantes... Desconfie, e muito!
As premissas básicas que sempre se utiliza para identificar pirâmides (ou esquemas ponzi) são: ganhos fáceis (e altos), ganhos por indicar novos entrantes, risco baixo, retorno garantido. Mas entenda que nem sempre se parece com isso. Essas características não ficam estampadas no negócio. Vejo alguns casos que estão de pé, em que os donos do esquema não garantem retorno, inclusive incluem mensagem dizendo "retornos passados não são garantia de retornos futuros". No entanto, olhando para a rentabilidade do negócio, que supostamente é um investimento em renda variável, só se vê números positivos, nunca negativos (são os deuses dos trades). Mas não seria exatamente isso rentabilidade garantida, característica das pirâmides? Afinal, eles nunca perdem! Além disso, as rentabilidades são muito superiores àquelas vistas no mercado legítimo. E é claro que a rentabilidade vinda através de novos entrantes também não ficam nus aos olhos dos clientes, pois nem sempre o pagam pela indicação de novas pessoas: o negócio simplesmente ganha um cliente novo, e distribui o dinheiro entre os demais "investidores". Na verdade, basta que entre dinheiro "novo" para distribuir entre as pessoas para que a pirâmide se mantenha de pé, e isso pode acontecer mesmo sem haver novos clientes. Fato é que esse tipo de esquema sempre se rompe, mais cedo ou mais tarde. Fique longe.
De qualquer maneira, não deixe de investir! Seus investimentos não vão render constantemente aquelas rentabilidades vistas em esquemas ponzi. Só lembre que os investimentos trabalham com juros compostos, e é preciso ter paciência, mas a paciência será recompensada. No curto prazo, os rendimentos podem parecer insignificantes, mas no longo prazo, meu amigo... No longo prazo o crescimento é COMPOSTO, GEOMÉTRICO, EXPONENCIAL!
Comments