"O trabalho enriquece o homem". Independentemente da forma, certamente você já deve ter ouvido essa frase. O que ela significa? Existe alguma profundeza por trás dela?
Gestores, analistas e planejadores recebem, frequentemente, a seguinte pergunta: "qual o rendimento de tal investimento?" Se o investimento for de renda fixa, conhecememos a rentabilidade do título previamente. Mas e se for um investimento em renda variável?
Sem se satisfazer com a resposta de uma rentabilidade anual média ao longo das décadas passadas — rentabilidade tal que o cliente poderia esperar investindo no longo prazo, mas que ele considera baixa —, e muito menos com a resposta de que mesmo essa rentabilidade média não é garantida, o cliente cita o exemplo de algum ativo (pode ser um fundo, uma ação etc) específico que se valorizou significativamente nos últimos dias, no último mês, ou no último ano. O que ele está buscando, na realidade, é um viés de confirmação. Ele espera ouvir que é possível ganhar grandes quantias de dinheiro investindo no curto prazo. "Basta entrar no investimento da vez; encontrar a nova DIKA34", pensa ele. Mas as chances são de que o profissional dirá o seguinte para essa pessoa: "a riqueza vem do trabalho".
Você não vai enriquecer somente com os investimentos
"Para lá e para cá, todos me dizem a mesma coisa, que maldição! Quer dizer então que eu não vou ficar rico investindo?" É quase isso. Você não vai ficar rico somente com os investimentos. A notícia boa é que os investimentos aceleram o enriquecimento (e, no longo prazo, pode ser bastante significativo). A notícia ruim é que você precisa trabalhar, não tem jeito. Logo adianto que, se pular de galho em galho nos seus investimentos — trocar de estratégia ou girar a carteira a cada estação — eventualmente um galho vai quebrar e você vai se espatifar no chão. Na pior das hipóteses você perde tudo praticando o day trade. Na melhor das hipóteses você alcança a rentabilidade média do mercado, mas realizando muito mais esforço e correndo muito mais risco.
Então, este é um dos significados da famosa frase. O que se quer dizer é que não se enriquece investindo, mas trabalhando. Você não vai ficar rico sentado atrás de uma tela negociando ativos. Quem enriquece com investimentos são as pessoas que trabalham com isso — gestores, assessores, corretoras, analistas, vendedores de curso. (E não há nada de errado com isso. Afinal, esses profissionais estão exercendo um trabalho). O que os investimentos farão por você é potencializar a rentabilidade dos seus ganhos e de suas economias, através dos aportes.
Produzir é necessário
Mas existe, ainda, um outro significado por trás disso. É verdade que as riquezas são medidas através de uma unidade monetária, como o real brasileiro ou o dólar americano. Só que riqueza não se trata do dinheiro em si (apesar de o dinheiro ser uma forma de riqueza, ele não é riqueza em si). O dinheiro é uma ferramenta de troca e também de medida, pois você pode tanto trocá-lo por bens e serviços quanto medir o tamanho da sua riqueza por meio dele. As riquezas, na realidade, são as coisas que produzimos e serviços e soluções que oferecemos.
Qual seria o valor do dinheiro se não houvesse bens e serviços para adquirir? Consegue compreender? Mais dinheiro não tem funcionalidade se não há o que comprar com ele. É necessário que existam bens e serviços para que o dinheiro cumpra a sua função.
Sabendo disso, de onde vem nossas riquezas? Do dinheiro? Acho que a essa altura você já entendeu que não. As riquezas vêm do nosso trabalho, vêm de produzirmos. Se houvesse apenas dinheiro ou apenas investimento, mas não houvesse trabalho, não teriam riquezas. Para construir uma casa, colher nosso alimento ou consertar um carro é preciso realizar trabalho. Inclusive, nossos investimentos só se valorizam quando as empresas em que investimos estão produzindo — se estão trabalhando para produzir riquezas (além de ser necessário uma boa saúde financeira por parte da empresa, claro). Do contrário, nosso investimento "viraria pó".
"O trabalho enobrece o homem"
Ainda podemos considerar o lado simbólico da frase: o quanto o trabalho transforma um cidadão numa pessoa rica, numa pessoa de virtudes, de qualidades e de responsabilidades. Essas são coisas que valorizam uma pessoa. Para que uma sociedade possa se desenvolver é indispensável o trabalho de cada uma das pessoas nela contida. Cada pessoa é importante.
"O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos." — Michael Jordan.
Há como discordar disso? Nunca que um time fora de sintonia ganharia um campeonato. Somente o trabalho em conjunto, harmonioso e unido pode construir algo grandioso.
Que dizer de um cidadão batalhador, que se esforça para resolver problemas de terceiros, que constrói coisas novas, que serve honestamente a seu patrão, que serve aos clientes, que cuida bem dos filhos e da família? Não é essa uma pessoa rica, digna e admirável? Pois esse é um cidadão importante e de muito valor.
Seja de maneira prática ou simbólica, o que enriquece é o trabalho e, o trabalho, por sua vez, enriquece — enobrece — o homem.
Espero ter trazido alguma luz sobre essa frase tão importante e relevante, especialmente num período em que o trabalho tem se tornado algo lastimável, como um fardo e talvez até humilhante para alguns. O trabalho é necessário, e nós precisamos fazer nossa parte.
Comments